sexta-feira, 21 de maio de 2010

Lei do cão

Pra provar que a Copa UH é um negócio sério, e não essa bagunça que é o resto do futebol brasileiro, taí o regulamento da competição:



REGULAMENTO GERAL

I – DAS FINALIDADES:

Art. 1º. – O presente Regulamento dispõe sobre a realização da II COPA DE FUTSAL UH, promovida e organizada pela Coordenação de Esportes do Universidad históriaca (UH). Será uma competição, que tem como finalidades, promover a qualidade de vida, a integração através da prática saudável do esporte, agregando assim, benefícios educacionais e comportamentais inerentes a essa prática, como conceito de equipe, cooperação, amizade, disciplina, fair-play, difundindo um estilo de vida ativo entre os praticantes.

II – DOS PARTICIPANTES:

Art. 2º. – Poderão participar da competição, os jogadores, torcedores e colaboradores do UH.

Parágrafo Único: Ficam definidos pela Coordenação, que atletas inscritos para as disputas da competição, são conhecedores das Regras Oficiais do Futsal, que regerão as disputas deste campeonato, resguardadas as alterações previstas neste regulamento.

III – DAS INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES DE JOGO DOS ATLETAS:

Art. 3º. – Para as inscrições dos atletas, far-se-a necessário, a presença dos jogadores na sede do Cogal - localizado na Ilha do Governador, Praça do Avião - no dia 23 de maio de 2010 às 12:00 horas.

Art. 4º. – Cada equipe poderá inscrever no mínimo 05 (cinco) e, no máximo 10 (dez) atletas para as disputas da competição.

Parágrafo Primeiro: As equipes serão formadas através de sorteio a realizar-se às 13:00 horas do dia 23 de maio de 2010, a quantidade de equipes irá depender da quantidade de atletas que se inscreverem para a competição.

Parágrafo Segundo: OS ATLETAS INSCRITOS PARA AS DISPUTAS DA II COPA UH DE FUTSAL, SERÃO CONSIDERADOS COMO APTOS À PRÁTICA ESPORTIVA, NÃO SENDO, PORTANTO, RESPONSABILIDADE DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO E NEM DO CLUBE COGAL, QUALQUER PROBLEMA DE ORDEM MÉDICA QUE VENHA A ACONTECER DURANTE OS JOGOS.

IV – DO DIA, HORÁRIOS E LOCAL DOS JOGOS:

Art. 5º. – os Jogos ocorrerão no dia 23 de maio de 2010, a partir das 13:30 horas , no Ginásio Poliesportivo do Cogal.

V – DA DURAÇÃO DA PARTIDA:

Art. 6º. – Cada partida terá a duração de 20 (vinte) minutos, (exceto a partida final), divididos em 02 (dois) tempos de 10 (dez) minutos cada, com um intervalo de 2 (dois) minutos. Lembrando que o cronômetro somente será parado quando da solicitação feita por um dos árbitros.

Art. 7º. – A partida final terá a duração de 30 (trinta) minutos, divididos em 02 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos, com um intervalo de 5 (cinco) minutos. Em caso de empate entre as equipes finalistas será jogada uma prorrogação de 10 (dez) minutos, divididos em dois (dois) tempos de 5 (cinco) minutos sem intervalo entre o primeiro e segundo tempo da prorrogação.

VI – DA FORMA DE DISPUTA:

Art. 8º. – Os times jogarão a fase de classificação entre si e em turno único, passando para o jogo final os 2 (dois) melhores classificados.

Parágrafo Primeiro: Em caso de não haver atletas suficientes para se formar 4 (quatro) ou mais equipes, a forma de disputa será diferente a que dispõe o ARTIGO 8º.

Parágrafo Segundo: Caso ocorra a situação relatada no Parágrafo Primeiro do ARTIGO 8º à forma de disputa será:

A) Todos os times jogarão entre si em turno e returno
B) A equipe campeã do Primeiro turno jogará com a equipe campeã do Segundo turno.
C) Em caso de uma equipe ganhar os dois turnos, não haverá final e essa equipe será declarada campeã.
D) Em caso de 2 (duas) equipes ou mais terminarem empatados na soma geral dos pontos, usar-se-á para critério de desempate, os critérios estabelecidos no ARTIGO 15º.

Art. 9 º. – A final será jogada em 1 (uma) única partida e em caso de empate será jogada uma prorrogação.

Parágrafo Quarto: Permanecendo o empate na prorrogação, a partida irá para as cobranças de tiro livre direto da marca de pênalti, onde cada equipe terá direito a 3 (três) cobranças, e persistindo o empate as cobranças de pênaltis serão de forma alternada até que uma equipe acerte e a outra equipe erre a cobrança

VII – DA PONTUAÇÃO

Art. 10. – A pontuação para a classificação será a seguinte:

A) Vitória............................................................03 pontos;
B) Empate...........................................................01 ponto;
C) Derrota...........................................................00 ponto.

Art. 11. – A equipe que não comparecer à quadra de jogo no horário estabelecido na tabela, incluindo-se o tempo de tolerância estabelecido por este regulamento com o número mínimo de atletas permitido pelas regras oficiais para o início de uma partida, será declarado ausente, perdedor por W x O, podendo, ainda, ser eliminada da competição.

PARÁGRAFO ÚNICO: - É VEDADO O INÍCIO DE UMA PARTIDA SEM QUE AS EQUIPES SE APRESENTEM COM UM MÍNIMO DE 05 (CINCO) ATLETAS, NEM SERÁ PERMITIDO A SUA CONTINUAÇÃO OU PROSSEGUIMENTO, SE UMA DAS EQUIPES, OU AMBAS, FICAREM REDUZIDAS A MENOS DE 03 (TRÊS) ATLETAS.

Art. 12. - Caso o fato acima ocorra com as duas equipes que deveriam disputar a partida, ambas serão declaradas ausentes, perdedoras por W x O podendo, ainda, serem eliminadas da competição.

Art. 13. – Na hipótese de uma equipe ganhar um jogo por W x O, além dos três pontos ganhos, terá também a seu favor, o escore de 3 x 0 (três gols a 0)

Art. 14. – Uma equipe causadora de distúrbios e conflitos graves, estando perdendo uma partida e dando causa ao não prosseguimento da mesma, terá como definitivo o resultado do momento, na hora da paralisação/suspensão, podendo, inclusive, ser eliminada da competição. Caso esteja vencendo ou empatando, perderá os pontos e, o placar do jogo, para efeito deste Regulamento será de acordo com o estabelecido no ARTIGO 12.

VIII – DA CLASSIFICAÇÃO:

Art. 15. – Os dois melhores times da primeira fase farão a final.

IX – DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATES:

Art. 16. – Serão os seguintes, os critérios de desempates, quando duas ou mais equipes de terminarem a primeira fase empatadas em números de pontos ganhos, para definição de classificação:

A) – Saldo Positivo de Gols;
B) – Maior Número de Vitórias;
C) – Maior Número de Gols Prós;
D) – Confronto Direto (Somente entre duas equipes);
E) – Menor Número de Gols Sofridos;
F) – Menor Número de Cartões Vermelhos;
G) – Menor Número de Cartões Amarelos;
H) – Sorteio

X – DA SUSPENSÃO DE UMA PARTIDA:

Art. 17. – O Árbitro é a única autoridade competente para, em quadra, suspender ou transferir uma partida, devendo levar em conta, quando tiver que tomar tal atitude, motivos de alta relevância.

Art. 18. – Antes de transferir ou suspender definitivamente uma partida, o Árbitro poderá esperar até 30 (trinta) minutos na tentativa da solução dos problemas por parte das autoridades competentes. Findo o prazo sem a solução dos problemas, encaminhará o seu relatório à Coordenação Geral que tomará as providências cabíveis.

Art. 19. – SERÃO CONSIDERADOS DE ALTA RELEVÂNCIA, OS CASOS QUE IMPORTAREM NA IMPOSSIBILIDADE MATERIAL OU ENORME DIFICULDADE PARA A REALIZAÇÃO OU CONTINUAÇÃO DE UMA PARTIDA, BEM COMO OUTROS IMPEDIMENTOS DE CARÁTER SÉRIO, A CRITÉRIO DO ÁRBITRO E COORDENAÇÃO.

Art. 20. – Transferido ou suspenso definitivamente uma partida, por motivos alheios a vontade das equipes disputantes, será marcada uma nova data para a realização de uma nova partida, ou do restante do jogo suspenso.

Art. 21º. – O jogo suspenso será reiniciado com o escore registrado no momento da suspensão, permanecendo, também, as faltas e cartões aplicados.

Art. 22. – Para a continuação da partida suspensa, somente poderão participar da continuação da mesma, os atletas relacionados na súmula do jogo suspenso, desde que não tenham sido expulsos.

Art. 23. – PARA FINS DE INTERPRETAÇÃO, SERÁ CONSIDERADA PARTIDA SUSPENSA, AQUELA INICIADA E PARALISADA POR MOTIVOS SUPERIORES E, PARTIDA TRANSFERIDA, AQUELA QUE PELOS MESMOS MOTIVOS, NÃO TEVE CONDIÇÕES DE SER INICIADA.

XI – DA DISCIPLINA:

Art. 24. – O máximo de tolerância permitido para o início de um jogo previamente marcado pela Coordenação será de 5 (cinco) minutos, tanto para o início do 1º. Jogo, quanto para o início do 2º. Jogo, marcados exclusivamente pelo Delegado da partida, assim que a equipe regularmente presente estiver relacionada na súmula da partida.

Art. 25. – Sujeitar-se-á ao cumprimento de suspensão de 2 (dois) minutos o atleta que levar 2 (dois) cartões amarelos ou 1 (um) vermelho na mesma partida e caso.

Parágrafo Único: No caso de um atleta ser penalizado pela segunda vez com cartão vermelho na mesma partida, será automaticamente excluído da partida.

XII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS:

Art. 26. – Em todas as rodadas, haverá sempre um representante da Coordenação (Delegado dos Jogos) para acompanhar e, tomar medidas que garantam o bom andamento dos jogos, fazendo cumprir e observar este Regulamento e as Leis Desportivas.

Art. 27. – A equipe de Oficiais de Arbitragem e a sua escalação para a direção das partidas serão de inteira responsabilidade da Coordenação Geral, que em hipótese alguma aceitará vetos por parte das equipes.

Art. 28. – A Coordenação Geral da competição poderá expedir outros documentos que venham a complementar esse Regulamento, visando sempre, o bom andamento da competição, à organização e, à disciplina.

Art. 29. – Todos os participantes obrigam-se no ato da inscrição, a obedecerem na íntegra e, em toda a sua extensão, as disposições contidas neste Regulamento, elaborado para vigorar durante a realização da II COPA DE FUTSAL UH.

Art. 30. – OS CASOS OMISSOS A ESTE REGULAMENTO, SERÃO RESOLVIDOS EXCLUSIVAMENTE PELA COORDENAÇÃO GERAL DA COMPETIÇÃO.

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