quinta-feira, 13 de maio de 2010

O drama do Emperrador

Terça-feira, 11 de maio, 13 horas. Jornalistas do mundo inteiro aguardavam ansiosos a divulgação da lista dos 23 convocados do técnico Dunga para a Copa do Mundo. Sempre cercada de muita expectativa, a lista da seleção brasileira mobiliza multidões: dos comentaristas esportivos de todas as mídias até o mais humilde torcedor, todos no país se tornam técnicos e sempre acham que seria melhor levar fulano e deixar beltrano. Pipocam na imprensa análises de cada um dos convocados e dos não-convocados. É quando realmente começa a Copa do Mundo.


E entre os jogadores? Enquanto para os 23 convocados o dia era de festa e comemoração, para alguns outros, o mundo vinha abaixo. Toda esperança de ir à África ia por água abaixo. Mas para um jogador especificamente essa não-convocação teve um gosto amargo. Aliás, amargo não, porque cerveja também é amarga e nem por isso ele deixa de beber. Digamos que teve um gosto de Glacial ou Cintra (só lembrando aos produtores da Glacial e da Cintra que é só eles colocarem um dinheiro aqui no Blog que eu rapidamente altero para "teve um gosto de Skol ou Itaipava"). Estamos falando do craque do Universidad Histórica Roberto Bolaños.


O craque começou a fazer sucesso no São Vicente, de Laranjeiras. No entanto, sentindo-se deprimido e sem esconder suas raízes, voltou para jogar num time de História e recuperar a alegria de jogar. Polivalente, o craque conseguia jogar tanto no gol como na linha, sempre fazendo boas exibições. Além disso, sua liderança em campo lhe garantiu a braçadeira de capitão do UH. Dunga, que gosta de jogadores aguerridos, confessou estar de olho nele. E o craque vinha fazendo por onde merecer essa vaga. Além do esforço em campo, vinha trabalhando para manter a forma fora das quatro linhas. Iniciou uma rigorosa dieta que o fez perder 10 quilos em um mês. Era frequentemente visto correndo na praia, mesmo após os puxados treinos do Universidad. Também, em prol da convocação, deixou o copo, e passou a beber apenas água e suco naturais. O resultado todos podiam ver em campo. Grandes atuações, forma física invejável, nada mais de ressaca. Mas aí...


... chegou o carnaval e começaram os problemas. Mais de uma semana sem treino foi o suficiente para minar seu condicionamento físico. A abstinência foi pro espaço: com 140 caixas de cerveja, fora whisky, melancia e, é claro, ypirocaaaaaaaaaa, Roberto nem se dava o luxo de esconder que estava bebendo. Flagrado diversas vezes com o copo na mão, fazia questão de fazer pose mordendo o beicinho, balançando ao som do funk ou traçando alguma mocreia nas micaretas, debochando de tudo e de todos.


Acabou o carnaval, mas não os escândalos. Já no domingo seguinte à folia, foi visto completamente embriagado, dormindo com a cabeça encostada na parede. A silhueta também começou a ficar comprometida quando mandou a dieta para as cucuias. A fama de azarado retornou, quando mesmo após boas atuações no gol não impediu seguidas derrotas. Constantemente era visto em churrascos no Morro da Providência, onde foi criado e é tratado como rei, em meio a companhias nada saudáveis. Mas o ápice da sua derrocada foi quando sua namorada, a personal fucker Edna Machado - com quem vive um namoro cheio de idas e vindas - subiu a Providência para buscar o amado, que estava numa orgia de três dias regada a whisky e mulheres. Edna armou um escândalo e quebrou o carro de outros jogadores do UH que também estavam na suruba, e Roberto mandou os traficantes locais amarrem sua namorada numa árvore. Cercado de bajuladores e marias-chuteiras, o craque desfilava soberba com a certeza de sua convocação.


Diante dessas atitudes, Dunga não teve escolha a não ser não convocá-lo. Agora, o que os amigos temem é que Roberto entre numa depressão profunda. O UH ainda apoia o atleta, mas ficar fora do Mundial por essas circunstâncias pode prejudicar futuros patrocínios. A torcida tem pego no seu pé, vaiando o craque. E nem mesmo entre os colegas do time, Roberto continua uma unanimidade. Embora a maioria dos jogadores o apoiem incondicionalmente, outro craque-problema, o veterano e chato Thiago, tem reclamado publicamente das regalias dada ao jogador. Os poucos amigos de infância que continuaram morando na Providência após a instalação da UPP no morro já estão passando o cerol na linha para que Roberto possa esquecer a seleção através de um de seus hobbies: soltar pipa descalço na laje. Sua mina de fé, Edna, também deixou a Flórida, onde estava morando, para consolar o craque. Resta saber agora se Roberto vai conseguir se reerguer. Até porque, depois que ele parou a sua dieta, para erguer o atleta só arrumando um patrocínio do Carvalhão.


6 comentários:

  1. Ericson (psicólogo do UH)14 de maio de 2010 às 08:00

    O jogador Roberto entende que ele n foi convocado exclusivamente por causa da mídia sensacionalista (principalmente um parazzo chamado Marcio Honorato) que fica atrás de histórias e fotos para prejudicar o jogador. Mas ele está tranqüilo e continuará atuando normalmente pelo UH, inclusive confirmou presença no treino de sábado. Em relação ao seu estado emocional posso garantir que ele está bem e motivado para dar continuidade a sua carreira.

    ResponderExcluir
  2. Roberto está recolhido em um spa relaxando...se vcs perceberam ele não comparece mais nas salas de discussão para melhorias dO uh, e agora também está deixando de ir em reuniões com o nucleo financeiro às sextas feiras, para reunir-se com amiguinhos de infância, só não me pergunte oq eles fazem...improprio para o horário!

    ResponderExcluir
  3. Nota de esclarecimento

    Eu realmente estava triste e deprimido no São Vicente de Laranjeiras, a distância dos amigos e da família estava prejudicando meu futebol, inclusive pensei em abandonar o futebol. Assim sendo, após um acordo com a diretoria do São Vicente consegui a liberação pra jogar pelo Universidad Histórica.
    Chegando ao UH reencontrei o prazer de jogar futebol, as grandes atuações voltaram e nos últimos jogos consegui fazer grandes partidas (apesar das derrotas). A presença de familiares, amigos (principalmente os que cresceram comigo na Providência), me ajudaram a reencontrar a alegria de viver. Só lembrando que apesar do sucesso adquirido com o futebol eu não esqueci as raízes e continuo encontrando os amigos de infância e quando to de folga solto minhas pipas na laje e bebo moderadamente minhas cervejas.
    Realmente depois das festas de fim de ano eu abusei um pouco da comida, no entanto passei a correr diariamente na praia e fazer uma dieta balanceada a base de saladas e legumes, também larguei a bebida e passei a consumir sucos naturais. Todos puderam ver o resultado (10 kg amenos).
    Segundo jornais e revistas sensacionalistas eu não agüentei ficar sem beber por muito tempo e no carnaval e chutei o balde. Venho aqui esclarecer que no carnaval eu estava de folga e realmente tomei alguns copos de cerveja. Essa foto publicada no Blog do UH não condiz com a realidade. Como o UH liberou os jogadores no carnaval, viajei com alguns amigos para a cidade histórica de Ouro Preto. Fiquei seis dias na cidade de OP conhecendo sua belíssima história da cidade. A foto publicada em que eu (e outros jogadores do UH) apareço com uma garrafa de whisky foi tirada num momento de descontração. Podemos verificar que a garrafa estava cheia, logo ninguém estava bêbado como foi dito por alguns veículos de informações, a foto está fora de contexto, o fotógrafo (paparazzo Marcio Honorato) agiu de má fé. Não é a primeira vez que ele age assim, ele vem me perseguindo a muito tempo, inclusive já tem um processo aberto contra ele.
    Segundo informações do Blog, eu fui visto bêbado com a cabeça encostada na parede, sim estava com a cabeça na parede, mais eu estava passando mal devido a uma salada que comi e que não me fez bem. Já disse e volto a repetir nas horas vagas eu posso fazer o que me der na telha, vocês me viram e vão me ver em churrasco na Providência, pois não nego minhas raízes.
    Minha vida pessoal também tem sido assunto rotineiro nos jornais e blogs. Eu e Edna tivemos uma pequena discussão na festa de um amigo na Providência, porém cabe aqui informar que a festa era de família e que não foram 3 dias de festa (orgia, como estão dizendo) e sim uma tarde. Edna ficou indignada porque nós tínhamos combinado outro programa e eu estava atrasado, sendo que alguma pessoa de má índole informou que eu estava numa orgia. Eu Estou muito feliz com ela e gostaria de anunciar que ninguém vai CONSEGUIR ACABAR COM NOSSO RELACIONAMENTO.

    ResponderExcluir
  4. Roberto Bolaños (continuação)14 de maio de 2010 às 10:29

    Por último gostaria de ressaltar que não tenho nenhum problema com jogadores do UH, que gosto de todos eles inclusive o jogador Thiago (nós nunca tivemos problemas) e que eu não tenho regalias. As faltas aos treinos foram com permissão do presidente, todas as faltas foram por motivos sérios (nunca faltei por estar bêbado), que não cabe ficar revelando a imprensa.
    Admito que devido aos últimos acontecimentos (fofocas da imprensa, a não convocação para a copa do mundo, vaias da torcida) tenho andado meio deprimido e até pensei em abandonar o futebol, no entanto estou buscando forças nos meus companheiros e amigos para dar continuidade ao que sei fazer de melhor, jogar futebol.
    Desejo toda sorte do mundo a nossa seleção e que dunga consiga desenvolver um belo trabalho e que traga o hexa. Gostaria de agradecer aos meus companheiros de time pela força e pela confiança depositada em mim. A torcida que sempre me apoiou (eu sei que as vais acontecem porque a torcida sabe que eu posso render mais), e continuará me apoiando. Aos meus amigos que sempre estão juntos na hora que eu mais preciso (Jardel, Ceará, Conterrâneo, entre outros). A Diretoria do UH pela confiança e aos patrocinadores. Prometo continuar a me dedicar e a jogar com raça e amor pelo UH. Podem ter certeza que eu estou bem mentalmente e fisicamente para da continuidade ao trabalho que vem sendo realizado.
    Felicidades a todos, e que Deus perdoe as pessoas ruins (principalmente aquele que escreve o BLOG e o paparazzo Marcio Honorato)

    Roberto Bolaños

    PS: a verdadeira copa está chegando, que é a COPA UH

    ResponderExcluir
  5. O Roberto só pode tar de sacanagem com a galera escrevendo um post deste tamanho

    ResponderExcluir