terça-feira, 28 de abril de 2009

Saúde pública: nova doença deixa o planeta em polvorosa

Depois do mal da vaca louca, da gripe aviária e da gripe suína, uma nova doença humano-animalesca vem assustando o mundo e deixando a OMS em alerta. Trata-se da Síndrome do Veado, um mal que vem vitimando cada vez mais a população.



Acredita-se que a Síndrome do Veado, em sua forma moderna, tenha surgido nos campos de São Franciso, EUA, e tenha sido transmitida aos humanos através do veado-mateiro, espécie muito comum naquela região. De lá, a doença se espalhou para várias partes do planeta, como Mikonos, na Grécia, Ibiza, na Espanha e Pelotas e Campinas, no Brasil.



A Síndrome do Veado é transmitida pelo vírus Clodovilus Bichae e o contágio é mais comum em ambientes como vernissages, salões de cabeleireiros e barracões de escola de samba. Os principais sintomas são febre anal, dores lombares e feridas nas palmas das mãos e joelhos. Em alguns casos, o paciente pode ter delírios de que é estilista de moda, sommelier ou crítico de arte. Muitos pacientes passam a ter gatos como bicho de estimação e a ouvir Sade, Pet Shop Boys e Abba. A variante mais agressiva do vírus faz com que a vítima torne-se um pitboy e esteja sempre a procura de outro homem para agarrar. Ninguém confirma, mas acredita-se que personalidades como o apresentador Zeca Camargo, o jogador Richarlysson, o piloto de Fórmula 1 Nico Rosberg e o vencedor do BBB 9 Max tenham contraído a doença, que por enquanto não tem cura, embora haja vacinas.



Como o Universidad marcou uma série de amistosos no sul do país, inclusive Pelotas, o departamento médico do clube já tratou de vacinar seus jogadores e comissão técnica contra a Síndrome do Veado. Apenas o preparador físico JF não foi encontrado para ser imunizado.



2 comentários:

  1. Queria saber pq o Massagista e preparador físico JF não foi vacinado?

    ResponderExcluir
  2. Ele não foi encontrado, o q está preocupando muito os médicos, que acham que ele está vulnerável à Síndrome do Veado

    ResponderExcluir