segunda-feira, 22 de março de 2010

Blog do UH - 1 ano

Parece que foi ontem. Eu estava dormindo o sono dos justos, descansando, como sempre faço, no meio do expediente. Foi quando eu tive a revelação. No meio de um sonho, uma intensa luz branca me fez cerrar os olhos e pude ouvir uma voz potente como a fúria da natureza me dizer: "Levai a minha palavra a todos os putões do mundo, porque através do teu Blog, os humilhados, esculachados e sodomizados atletas do Universidad serão exaltados. Eu sou o teu pastor e nada te faltará, a não ser grana, que esse negócio de Blog não dá dinheiro". É isso mesmo que vocês leram, meus amigos, Ele, o Todo-poderoso falou comigo. Não, eu não estou falando de Deus, e sim de Bob Jef, que naquele momento me deu a missão de escrever as peripécias do time mais amado do mundo, o Universidad Histórica.


Isso aconteceu há exatamente um ano. De lá pra cá, muita água já rolou debaixo dessa ponte, onde, aliás, eu continuo vivendo, afinal de contas esse negócio de Blog não dá dinheiro. Naquele 22 de março de 2009, o UH deixou de ser um time conhecido apenas dentro dos portões da Gama Filho, onde nasceu, e passou a ser reconhecido e amado nos quatros cantos do planeta. Nos grandes centros cosmopolitas do globo ou nos mais longínquos rincões desse mundão de meu Deus, há sempre um computador ligado nas notícias, acompanhando os comentários, vibrando com seus craques ou se divertindo com as matérias especiais do Blog.
Nesses 365 dias e 178 posts já conhecemos os craques e a torcida do UH. Mais: a história do clube e, pasmem, até mesmo o seu futuro já foram contados aqui. Através do Blog, nos divertimos com as festas e encontros e aguardamos e torcemos pelos jogos. Tivemos o orgulho de ver nosso hino cantado por Vanusa e ficamos no maior estilo vestindo nossos uniformes. Pudemos ver o nosso elenco emocionando plateias do mundo inteiro em filmes e, mesmo que esse negócio de Blog não dê dinheiro, pudemos faturar uma graninha com as espertas ações de marketing do Universidad. Os vídeos do UH se tornaram uma febre e conhecemos, enfim, a saga do Kalifa. A torcida se fez presente, seja com lindos mosaicos, seja metendo a porrada nos jogadores. Mas nem só de entretenimento é feito o Blog. Também tivemos matérias sérias como as da gripe suína, o escândalo das passagens aéreas e a morte de Michael Jackson. Datas especiais como o carnaval, o dia das mães, dos pais, da criança e do amigo não poderiam ficar de fora. E como esquecer a sensacional vitória do Rio na disputa para cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 graças à indefectível mala-preta de Bob Jef durante a campanha? E pra coroar esse ano sensacional, rolou até premiação de deixar o Oscar no chinelo!

Mas mesmo assim, um time não é feito só de glórias, e o Universidad sabe disso como poucos. Foram muitos momentos esdrúxulos, bizarros e escrotos. Com vocês, os 10 piores momentos do UH:

10 - Leme's Old Boys 10 x 9 UH
Pra começar, o jogo foi marcado pelo Manguaça para um campo no mesmo horário que outros 6 times. Depois, apenas 5 jogadores marcaram presença. E pra finalizar, mesmo com tantas adversidades o UH ainda jogou muito, chegando a estar 9 a 9, mas acabou perdendo a partida.

9 - Defensores 9 x 6 UH
O primeiro amistoso internacional do Universidad, em Niterói, prometia. Montamos um bom time e íamos enfrentar uma equipe também oriunda do curso de História. Mas uma boa dose de salto alto e um apagão no primeiro tempo minaram as chances do UH.

8 - Falta de comprometimento dos adversários
Graças à competência da diretoria, ao talento dos jogadores e à animação da torcida, o Universidad se tornou um dos times mais conhecidos do mundo. Por isso, chovem convites para que o UH entre em campo. O problema é que a maioria dos times não tem estrutura para enfrentar uma equipe do porte do Universidad, e acaba desmarcando compromissos em cima da hora. Foi assim com Cuecas Brancas, GPI, Canarinhos, IFCS e outros que ficaram só na vontade.

7 - Bebedeiras das vésperas
É lamentável que os jogadores não tenham comprometimento com a equipe e apareçam ainda embriagados para jogar no dia seguinte, prejudicando seu rendimento em campo e do próprio time. É hora de os jogadores do UH se mostrarem mais profissionais e deixarem essa vida de esbórnia de lado, espelhando-se em exemplos de bom comportamento como Adriano, Vágner Love e Ronaldinho Gaúcho.

6 - Rockabilly 11 x 7 UH
Entrando em quadra com um belíssimo salto 15, o UH foi totalmente envolvido pelos roqueiros, com uma atuação bisonha de Paulo que engoliu quatro frangaços.

5 - Batalha do Cogal
O que era pra ser apenas um tranquilo jogo-treino se tornou uma batalha campal sem precedentes na história do clube. Voadoras, tostões, pés-altos, chutes, socos e cotoveladas deram o tom da partida, que foi coroada com a célebre discussão entre Gustavo e Paulo.

4 - Canarinhos 18 x 4 UH
A maior goleada sofrida pelo Universidad. E ninguém foi demitido! Precisa dizer mais alguma coisa?

3 - Falta de quórum para algumas partidas
Em certos momentos, parece que alguns jogadores não sabem a dimensão do que é vestir a camisa do Universidad. Em diversas partidas, sofremos com a falta de atletas para começar o jogo. Em outras, certos atletas chegam com uma ou duas horas de atraso! Isso compromete o planejamento do time e é um desrespeito com outros jogadores que se dedicam e acordam cedo, não bebem no dia anterior... Ninguém é obrigado a ir, mas se não puder ir, não custa nada avisar, pelo blog, orkut, telefone. Comprometimento com a causa, galera!

2 - Chacaritos 14 x 2 UH
Era o primeiro jogo a ser transmitido e comentado pelo Blog. Também seria a estreia do uniforme 2009. A torcida compareceu em peso. Mas faltou combinar com o adversário. O Chacaritos aplicou uma sonora sova no UH, que, além de passar a humilhação de ter que pedir ao adversário para começar o jogo com um a menos - já que, pra variar, alguns atletas do Universidad se atrasaram - ainda sofreu chacota até do juiz. Vergonha histórica!

1 - Defensores 10 x 1 UH
O adversário, já conhecido, nem precisou jogar tanto. O UH já saiu derrotado do Rio. Todos os problemas do time se juntaram nessa partida. Falta de comprometimento de atletas que marcaram e não compareceram, time fraco e perdido, salto alto, jogadores de ressaca, falta de preparo físico... Uma partida que não deve ser esquecida e sim, lembrada, como exemplo de como não se deve agir quando se faz parte de uma equipe profissional do porte do UH


Mas nem tudo são espinhos no caminho do Universidad. Tem muita coisa boa também. Confira os 10 melhores momentos do UH:

10 - Vídeos
Seja para promover as partidas, seja para sacanear os adversários, os vídeos do Blog caíram no gosto da galera e provaram que o UH dá show em todas as mídias.

9 - Arraiá do UH
A primeira festa do UH teve de tudo: futebol, churrasco, brincadeiras e até dança da cadeira quebrada. Serviu pra mostrar que além de show nos gramados e quadras, o Universidad também sabe dar grandes festas.

8 - O espírito putão
Perdendo ou ganhando, uma coisa permanece inabalada nos jogadores e na torcida: o espírito putão. Enquanto outros times acabam devido ao choque de egos nas vitórias ou se desfazem diante da primeira derrota, o Universidad segue em frente graças ao orgulho putão e ao lema que nos guia: "O UH perde o jogo, mas não perde a piada"

7 - Renovação
Inicialmente um time formado apenas por estudantes de História, o Universidad abriu as portas para qualquer um que demonstrasse espírito putão e hoje é o clube mais democrático do Brasil. Além disso, se alguns jogadores deixam o time, logo um outro, ainda melhor vem reforçar a equipe.

6 - Bob Jef
Político, cartola, empresário, popstar, semideus... poucas pessoas hoje são tão influentes no planeta como Bob Jef. Chamado por seus inimigos de escroque, safado e inescrupuloso e por seus amigos de corrupto, salafrário e vil, Bob é uma da únicas unanimidades do mundo: todo mundo concorda que ele não vale nada. Mesmo assim, graças ao seu carisma, seu poder de oratória e sua famosa mala preta, o presidente-sem-honra do UH conquista a todos. Na boca do povo, planeja voos mais altos nas eleições desse ano.

5 - UH 4 x 3 Leme's Old Boys
Foi uma vitória dramática. Parecia até jogo de Libertadores: truncado, violento, num gramado ruim, com torcida contra e emoção até o fim. Mas o Universidad provou que sabe jogar fora de seus domínios e vingou a derrota do primeiro jogo com o Leme

4 - Torcida
Ela grita, xinga, ri da gente e quase perde a paciência. Mas a torcida do UH jamais deixa de apoiar. Seja acompanhando o time em lugares longínquos como Niterói ou Petrópolis, seja prestigiando os atletas nas festas, ou mesmo visitando e comentando aqui no Blog ou na comunidade do orkut, as "Uagatas" são sempre um show à parte, provando que o Universidad tem mesmo a torcida mais bonita do Brasil.

3 - Apresentação dos uniformes na parceria com a Macho Produções
Foi um evento de gala. Além do tradicional churrasco e futebol, a festa de outubro marcou o início da parceria do Universidad Histórica com a Macho Produções, empresa ligada ao megaultrainvestidor árabe Kalifa. Com direito a desfile dos uniformes antigos e hino nacional cantado por Vanusa, a apresentação dos uniformes foi um sucesso de pública e crítica.

2 - UH 11 x 5 Tigres
Foi uma dessas vitórias de lavar a alma. O UH subiu a Serra de Petrópolis, não se abalou com a catimba do adversário que tentou trocar o local de jogo e aplicou uma senhora surra no Tigres da Serra. Com um show de Luciano, Doroteia, Fábio Bolt, Roberto e cia., o Universidad provou, com direito a bandeirão e caravana invadindo a cidade, que não é só um time engraçado, também pode jogar muita bola.

1 - Copa UH
Só o fato de ser o aniversário de 4 anos do UH já prometia grandes emoções. Mas a festa de fim de ano do Universidad foi além: trouxe de volta figuras há muito afastadas do time, como Jorge e Marcelão; bateu recorde de público, com 35 pessoas na festa; e, claro, teve a cereja do bolo, a Copa UH. São Pedro - que deve torcer pro Defensores ou pro Chacaritos - ainda tentou atrapalhar mandando uma temporal sem tamanho. Mas longe de desanimar os atletas, o aguaceiro serviu pra deixar a disputa ainda mais gostosa. Uma verdadeira chuva de gols, belas jogadas e - por que não? - furadas, tombos e escorregões, afinal de contas, quem é do UH sabe que isso faz parte e é a graça da brincadeira. A verdadeira celebração do orgulho putão.

Valeu, galera. O Blog é nosso. Parabéns pra todo mundo. É o espírito putão!

7 comentários:

  1. Parabéns!
    Um dia desses aparece um louco pra anunciar no blog

    ResponderExcluir
  2. parabéns pra vc
    nesta data querida
    muitas felicidades
    muitos anos de vida...

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei não, mas acho que isso ainda vai dar dinheiro pro UH!!! hahahahahahaha pelo menos uma entrevista no Jô Soares...

    ass: Leandro Thompson

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Blog, Parabéns UH...

    ResponderExcluir
  5. Congratulações para todos nós; em especial, é claro, ao Thiagão, mensageiro virtual "duhomi"!! =]
    Sensacional este post de aniversário, bicho; só tem um porém: não gostei do item 7 dos melhores momentos!! =/ (rs)
    F.Thompson, sabe que eu sempre pensei a mesma coisa: o Blog (com "B" maiúsculo mesmo!!) é digno de exibição nacional, seja no Jô ou em qualquer outro programa do gênero.
    Que tal uma campanha generalizada; hein, uagatianos?! (rs)
    Um forte abraço saudoso para todos vocês!!
    E vida longa ao ESPÍRITO PUTÃO!!
    Até....

    ResponderExcluir
  6. A criaçao do blog foi a melhor idéia da década.Melhor que a criação do time inclusive.


    Nelson

    ResponderExcluir
  7. com um comentário desses ainda bem que o Nelson não joga mais...O UH acima de tudo... o Blog é o que é pq o UH existe...


    Leandro

    ResponderExcluir